Troca do Disco e Pastilha de Freio e Revisão

FAÇA SUA MANUTENÇÃO NOS FREIOS CONOSCO.

Cuide de um das partes mais importantes de seu veículo, o sistema de freio, nós realizamos o serviço de substituição aqui.

Faça seu agendamento

Nós executamos o serviço de analise do estado e eventual substituição das peças do sistema de freio, como pastilhas e discos de freios em nossa loja com equipamento moderno especifico para este serviço. Veja logo mais abaixo as perguntas mais frequentes sobre este sistema de freios e tire suas duvidas. Caso você queira realizar sua manutenção nas pastilhas ou outras peças do sistema de freios, ou então obter mais informações como preços, agendamento de serviços, etc ligue para nós em (32) 3221-0765 ou então envie uma mensagem para o WhatsApp (32) 99816-2875. Você também pode entrar em contato conosco mandando uma mensagem instantânea aqui em nosso site.

Nossos colaboradores estão capacitados para realizar serviços no sistema de freio do veículo seu garantindo a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança. Venha em nossa loja na Rua Doutor Romualdo, número 88 no Bairro São Mateus em Juiz de Fora, faça seu serviço com qualidade Formula Auto Center.

Perguntas Frequentes

  • O que seria revisão do sistema de freios?

    A revisão do sistema de freio consiste em verificar e avaliar o estado e a necessidade de manutenção corretiva ou preventiva dos componentes dos sistemas de freio dianteiro e traseiro do veículo.

    Nossa equipe especializada aliada à aplicação das peças corretas garantem a qualidade deste serviço para sua total tranqüilidade, maior conforto e segurança.

    O sistema de freio trabalha em constante atrito e sofre desgaste natural ao longo do tempo, por esta razão, é importante que se façam revisões regulares para mantê-lo funcionando corretamente e proporcionando freadas seguras e com tempo de resposta adequado.

    Nesta revisão é checado e avaliado o estado das peças que compõe o sistema de freios dianteiro e traseiro do veículo, atuação do freio, bem como o fluido de freio e seu reservatório.

    Caso você esteja precisando deste serviço agende um horário conosco.

  • Quais as peças são verificadas na revisão de freios?

    Freio dianteiro:

    • Pastilhas;
    • Discos;
    • Pinças;
    • Cilindros de roda;
    • Flexíveis;
    • Rolamentos de roda.

    Freio traseiro:

    • Sapata ou lona;
    • Disco ou tambor;
    • Pinças;
    • Cilindros de roda;
    • Flexíveis;
    • Rolamentos de roda

    Atuação:

    • Servo freio;
    • Cilindro mestre;
    • Válvula de retenção de vácuo;
    • Válvulas equalizadoras de pressão

    Fluido de freio:

    • Reservatório do fluido;
    • Fluido de freio.
  • Quando realizar a revisão do sistema de freios?

    • Recomenda-se duas vezes ao ano;
    • Sempre que o veículo apresentar sintomas diferentes ao acionamento do pedal do freio, tais como:

    1 – Veículo não para (perda da capacidade de frenagem);

    2 – Ruídos estranhos como chiados ou barulho de roçamento do tipo de ferro com ferro;

    3 – Pedal com curso longo;

    4 – Pedal duro;

    5 – Pedal descendo;

    6 – Roda presa;

    7 – Quando o veículo puxa para o lado.

  • Danos decorrentes da falta da revisão do sistema de freios?

    Como o sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, e precisa funcionar corretamente para proporcionar freada segura e com tempo de resposta adequado, qualquer que seja a deficiência apresentada nestes momentos poderão causar danos imprevisíveis ou até mesmo acidentes fatais.

    O ideal é que sempre tenhamos muita atenção com a manutenção adequada do sistema de freio do veículo.

  • O que é a pastilha de freio?

    A pastilha é um componente do sistema de freios, formado por uma placa metálica na qual são moldados materiais de atrito à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas. A função das pastilhas freio é gerar atrito com os discos para diminuir ou parar a roda do veículo.

    Recomenda-se verificar as pastilhas de freio a cada 10.000 km.

    As pastilhas de freio deverão ser trocadas no máximo quando a espessura do material de atrito atingir 2,0mm, e mesmo no caso de desgaste desigual, substituir todas as pastilhas de um mesmo eixo.

    No caso de substituição tardia das pastilhas de freio, haverá um desgaste excessivo do disco de freio, e em consequência sua inutilização.

    Quando acontece a troca das pastilhas, afim de possibilitar o perfeito assentamento do conjunto (pastilha e disco), é recomendável que nos primeiros 200 km frear de forma moderada e cuidadosa. Esse procedimento não elimina a eficiência da freada mas sim evita futuros problemas com ruídos.

  • O que é o disco de freio?

    Fixado na roda do veículo, o disco de freio tem a função de reduzir o movimento giratório da roda ao receber o atrito das pastilhas, durante a frenagem o disco de freio suporta altas temperaturas e esforços mecânicos extremos.

    Com o passar do tempo o desgaste do mesmo é inevitável. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo poderá ocasionar sérios problemas, como:

    1 – Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido à menor quantidade de material;

    2 – Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer empenamento, trincas ou até mesmo a quebra total do disco de freio;

    3 – Travamento do êmbolo da pinça de freio.

    Quando houver troca dos discos de freio, eles devem ser efetuadas nos dois discos de um mesmo eixo. Não recomendamos a retífica dos discos de freio, a não ser em último caso, porem não poderá ser superior a 0,5mm de cada lado, além de observar também a espessura mínima do fabricante.

    Os danos decorrentes da não substituição das pastilhas de freio podem levar, entre outros problemas, a um desgaste excessivo do disco de freio e à sua conseqüente inutilização. Portanto, a cada troca de pastilhas de freio, as superfícies do disco de freio devem ser verificadas quanto ao seu desgaste.

    Recomendamos também quando da substituição das pastilhas e discos, fazer a desoxidação das pinças de frio (limpeza do resíduo contaminante das pastilhas anteriores), a lubrificação dos pinos e verificar os mangotes.